O Rumo das políticas para a criança e adolescente são debatidas em Conferência Regional

Aconteceu no último dia 27 a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A mesma ocorreu no município de Sentinela do Sul e contou com a participação dos municípios de Arambaré, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, Sentinela do Sul e Tapes.

Na oportunidade, representantes dos conselhos direitos humanos de crianças e adolescentes, enfrentamento das vulnerabilidades e violações; Ampliação e participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de defesa de direitos da criança e adolescente; e garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para a criança e adolescente.

Durante os debates houve expressiva manifestação dos adolescentes requisitando espaços de escuta e criação de programas voltados a orientação profissional, emocional e de preservação da saúde física e mental.

Todas as propostas naquele momento sugeridas foram compiladas e seguirão para gestores municipais e estaduais a fim de sensibiliza-los acerca de tais propostas.

Representantes regionais dos conselhos

Ainda, alguns representantes regionais foram escolhidos para defender as referidas propostas na conferencia estadual dos direitos da criança e do adolescente a qual ocorrerá em Porto Alegre, dos dias 9 a 12 de maio de 2023.

O COMDICA e a SMTCAS de Cerro Grande do Sul avaliam como positiva a conferencia que ocorre em um momento de retomada de atividades presenciais pós pandemia e salienta o apoio da prefeitura municipal de Cerro Grande do Sul, SMEC e apoio do SICREDI para sucesso do evento.