Histórico

Sua origem étnica é bastante heterogênea, com cerca de 10% de italianos, 20% de alemães, 40% de portugueses, 5% de poloneses, 10% de negros, 10% de espanhóis e 5% entre franceses, austríacos, suecos, russos, etc.. Tem-se como pioneiro do núcleo de moradores da atual sede de Cerro Grande do Sul, o senhor Arthur Emílio Jenisch, que aqui se instalou por volta da década de 1910, quando a travessia do Arroio Velhaco, tanto em Cerro Grande como Brasino, era feita por intermédio de balsas. Vieram outras famílias que também muito contribuíram para o desenvolvimento local, como a de Schmaedecke, Wolfle, Zenker, Curtinaz, Danelon e outras. O Cel. Arthur Emílio Jenisch, foi que posteriormente projetou o perímetro urbano. O vice-intendente em exercício de Dores de Camaquã (atual Sentinela do Sul), Sr. Narciso Fernandes Barbosa, mediante ato nº 4 (quatro) de 13 de maio de 1924, promulgou o Decreto pelo qual foi criado o 3º distrito de Tapes, e em 1938 foi à sede elevada à categoria de Vila.

IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica Apostólica Romana, está localizada no centro da Cidade, na Av. Cel. Arthur Emilio Jenisch.
área central urbana

IGREJA EVANGÉLICA (IECLB)

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, está localizada na área central de Cerro Grande do Sul, na Av. Theodoro Zenker. Em nosso Município a Igreja Evangélica é a segunda maior em número de fiéis, totalizando 13,86% da população.
Av. Theodoro Zenker – Centro da Cidade

CLUBE RECREATIVO CRUZEIRO DO SUL

Rua Afonso Curtinaz Filho – centro de Cerro Grande do Sul

CLUBE – SPORT CLUB TIRIRICA

A Sociedade SPORT CLUB TIRIRICA, foi fundada em 15 de junho de 1941.Em 11 de março de 1951 a Sociedade recebeu por doação um terreno do casal Julio e Maria Koslowski, e em 03 de julho de 1985, foi inaugurada a atual sede do SPORT CLUBE TIRIRICA.
Tiririca interior de Cerro Grande do Sul – 12km da sede

CTG SENTINELA DA FORTALEZA

Raia do Ipê / interior Cerro Grande do Sul – 2km da sede