Formação Continuada de Ações Preventivas nos Distúrbios de Linguagem

Formação Continuada

Ações preventivas nos distúrbio de linguagem

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está realizando o “ Projeto de Formação Continuada de Orientação em Fonoaudiologia” para os professores da rede municipal, sendo que dentre os objetivos pretende-se  trazer, através de ações simples, informação, saúde e prevenção à comunidade de Cerro Grande do Sul. Dar maior suporte ao trabalho do professor, à medida que se oportuniza espaços para debate e troca de experiências, auxilia para que se atinja um melhor resultado no processo de ensino-aprendizagem.

A intervenção fonoaudiológica escolar, diz respeito ao atendimento não só do aluno, mas também orientação à família e ao professor, sendo este último responsável pela detecção da dificuldade e encaminhamento ao profissional.

As formações são realizadas nas escolas sendo que neste primeiro semestre são destinadas aos professores com a Palestra informativa “Desenvolvimento da Linguagem e Desenvolvimento Fonológico”, ministradas pela Fonoaudióloga Maria Alice, com o intuito de debater sobre situações-problemas enfrentadas em sala de aula e identificar possíveis distúrbios. No segundo semestre serão realizados os encontros com os responsáveis pelos alunos para que se apropriem de conhecimentos referentes à área fonoaudiológica, que muito tem a contribuir para com o desenvolvimento de seus filhos quanto à aprendizagem.

Distúrbios de linguagem podem influenciar no surgimento de dificuldades na aquisição e no desenvolvimento da escrita. É fundamental que, nestes casos, um olhar preventivo ocorra, tanto por parte de professores, quanto por familiares. Crianças que falam no tempo certo, que falam bem, que possuem boa capacidade de atenção e que gostam de ouvir, costumam apresentar mais facilidade durante o processo da escrita.

Temos um compromisso com a aprendizagem de nossos alunos, portanto auxiliar em sala de aula as crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem, dificuldades fonoaudiológicas fazem parte de nossas ações para possibilitar o alcance do sucesso escolar!