Crianças e adolescentes discutem seus direitos e deveres
O CRAS- Centro de Referência de Assistência Social de Cerro Grande do Sul realizou atividades de intervenção social nos grupos de convivência formados por crianças e adolescentes. Tais oficinas tiveram como público alvo as seis turmas de futebol, duas de circo além do grupo de PPD´s (Pessoas Portadoras de Deficiências), totalizando cerca de 200 componentes.
Além de receber orientações acerca de seus direitos como: educação, alimentação, lazer, saúde, convivência familiar… todos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, foram abordados ainda alguns de seus deveres enquanto cidadãos inseridos em uma família e uma comunidade. Foram abordados temas como: respeitar as pessoas, estudar, saber falar e ouvir no momento certo, auxiliar os pais nas tarefas de casa, alimentar-se de forma saudável dentre outros.
A Assistente Social que desenvolveu a intervenção, salienta que foi proporcionado um espaço onde as crianças puderam conhecer e discutir seus direitos e deveres. Segundo ela, tais intervenções visam o fortalecimento do protagonismo infanto-juvenil, além proporcionar acesso a informação aos participantes. Salienta ainda que esta foi a primeira de diversas atividades de orientação social que os componentes dos grupos do CRAS receberão ao longo de sua permanência nas oficinas.