Capacitação em Doença Renal Crônica

Secretaria Municipal de Saúde de Cerro Grande do Sul em parceria com Dra. Scheila Pretto Almeida Thofehrn, realizou dia 03/07/2018, capacitação em Doenças Renais Crônicas, para Equipe Técnica dos Profissionais da Saúde Municipal.

Dra. Scheila Pretto Almeida Thofehrn, Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, 1985, Residência Médica Medicina Interna no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Especialista em Nefrologia, Mestre em Nefrologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil, Especialista em Saúde Pública, esteve capacitando as equipes das Estratégias de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde 24 horas, o evento aconteceu na tarde de ontem dia 03/07/2018, com a presença da Secretária Municipal de Saúde Denise Brock, Médicos do programa Mais Médicos para Brasil, Camila Bergmann e Ruan Carlos, Enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família Leandra e Jonatas, bem como os Técnicos em enfermagem Claudia, Michele, Magali, Lilia, Luciane e Luciele.

Os rins filtram resíduos e excesso de líquido do sangue. À medida que eles falham, os resíduos se acumulam.
Os sintomas se desenvolvem lentamente e não são específicos da doença. Algumas pessoas não apresentam sintomas e são diagnosticadas por um exame laboratorial.
Os medicamentos ajudam a controlar os sintomas. Nas fases posteriores, pode ser necessário realizar filtragem do sangue com uma máquina (diálise) ou fazer um transplante.