Saúde Bucal conta com Raio X

Saúde bucal conta com Raio X
Usuários do serviço municipal de saúde bucal poderão contar a partir da próxima terça-feira, 09 de abril, com um novo e importante aporte no atendimento, a partir da inauguração de um sofisticado equipamento de Raio X que possibilita ao dentista obter um diagnóstico preciso da condição bucal do paciente, permitindo a identificação do problema e a avaliação do tratamento mais adequado.
O aparelho instalado na sala de odontologia da ESF Central será operado pela odontóloga Luiza Eduarda Dalbem e pela auxiliar em saúde bucal Melânia Brock Fragoso. Os atendimentos se darão sempre às terças-feiras, conforme a demanda, a partir de agendamento na ESF.
A secretária municipal de saúde Maria Helena Skopisnki comemorou a conquista e explicou que o investimento na montagem da sala de odontologia somou cerca de R$ 25 mil com recursos federais oriundos de programa do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
A radiologia na odontologia tem sido um elemento fundamental em áreas como:
Cirurgia bucomaxilofacial – Ajuda a diagnosticar lesões, fraturas ósseas, dentes que ainda não nasceram e a configuração óssea do paciente.
Ortodontia – É usada para apresentar uma visão geral da arcada dentária do paciente e permite definir que tipo de tratamento e aparelhos devem ser usados para corrigir o problema.
Implantodontia – Permite identificar a área de colocação de dentes, avalia a condição óssea do paciente e indica a necessidade de enxerto para fixação do implante.
Periodontia – Aqui a Radiologia é usada para ajudar a identificar as perdas ósseas do paciente, o que permite ao periodontista definir o tratamento adequado.
Com informações de www.guiadacarreira.com.br