Secretaria Municipal da saúde – números de 2015

O Sistema de Saúde de Cerro Grande do Sul que conta com 03 equipes de Estratégia de Saúde da Família- ESF, totalizando 100% de cobertura de ESF. Possui também uma Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas.  Atualmente disponibilizamos atendimentos para demanda espontânea na clínica médica, ginecologia/obstetrícia, odontologia, fisioterapia e psiquiatria.

Em 2015 em consultas especializadas foram mais de 5.500 atendimentos em ginecologia/obstetrícia e psiquiatria. Nosso centro municipal de fisioterapia realizou 5.462 atendimentos e nossos dentistas atenderam 2.100 procedimentos. Foram realizadas mais de 17.587 consultas médicas na UBS 24 horas. Nossa equipe de enfermagem realizou mais de 23.500 acolhimentos. A secretaria conta hoje com 09 veículos incluindo 01 micro-ônibus, 01 van e 03 ambulâncias para transportar pacientes e para o deslocamento dos profissionais do setor. São realizadas visitas domiciliares, curativos e medicações a domicilio, atendimento a grupos de hipertensos e diabéticos, estando assim nossa equipe diariamente em movimento para que o serviço em saúde não pare.

Sabe-se das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos gestores nesses anos de crise e mesmo com tantos entraves continuamos em frente para que o usuário do sistema de saúde seja atendido a contento.

Hoje estamos em andamento com nossas obras em prédios próprios para melhorias estruturais. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Antonio Moscardini Netto, em São José, está com 90% da reforma concluída e em breve iremos usufruir da ampliação e dos benefícios de sua melhoria. Assim que estiver concluída retornaremos com o atendimento de todo o serviço de saúde desta localidade.

esf-sao-jose

A obra da ESF Brasino, também está na reta final. Agora com prédio próprio não haverá despesas com aluguel, sem mencionar o prédio padrão do SUS para suprir a necessidade das comunidades do Brasino, Garambéu, Cerro da Antena, Carvalho, Picada da Cruz, Barro Preto e demais localidades vizinhas. O pregão eletrônico para aquisição de equipamentos e materiais diversos para secretaria de saúde já foi realizado e estamos aguardando a entrega da mobília e dos equipamentos para em breve retornarmos com todo o atendimento da estratégia.

esf-brasino

As obras do prédio da ESF Central, em frente a Unidade Básica 24 Horas, também estão em franco andamento, contudo deve demorara um pouco mais até ser concluída, mas quando isso ocorrer irá atender perfeitamente esta região.

esf-central

Cada uma das ESFs atendeu em 2015 mais 7.700 consultas com médico da Saúde da Família, aproximadamente 23.100 atendimentos.

Denise Brock da Silva

Secretária Municipal de Saúde