Histórico do Município de Cerro Grande do Sul

O município de Cerro Grande Sul está localizado nas Serras de Sudeste, no estado do Rio Grande do Sul, a 117 km de Porto Alegre .A sede do município situa-se a uma altitude de 60 m acima do nível do mar; porém, o relevo da região é bastante variável, alcançando em alguns locais a altitude de aproximadamente 400 m ou mais. A distância de Cerro Grande do Sul à BR-116 é de aproximadamente 20 km de estrada não asfaltada, sendo um fator importante para o escoamento da produção.

Por volta de 1910, originou-se a povoação, com a denominação de Colônia De Rio Grande, mudado posteriormente para Fortaleza. O nome Fortaleza está relacionado com um cerro existente nas proximidades da área urbana que tem, uma fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza. Como também já existia outra localidade com este nome, foi mudado para Cerro Grande, em referência a um cerro existente no 3º distrito, divisa com Camaquã, cujo o pico se situa a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do estado.

Sua origem étnica é bastante heterogênea, com cerca de 10% de italianos, 20% de alemães, 40% de portugueses, 5% de poloneses, 10% de negros, 10% de espanhóis e 5% entre franceses, austríacos, suecos, russos, etc.. Tem-se como pioneiro do núcleo de moradores da atual sede de Cerro Grande do Sul, o senhor Arthur Emílio Jenisch, que aqui se instalou por volta da década de 1910, quando a travessia do Arroio Velhaco, tanto em Cerro Grande como Brasino, era feita por intermédio de balsas. Vieram outras famílias que também muito contribuíram para o desenvolvimento local, como a de Schmaedecke, Wolfle, Zenker, Curtinaz, Danelon e outras. O Cel. Arthur Emílio Jenisch, foi que posteriormente projetou o perímetro urbano. O vice-intendente em exercício de Dores de Camaquã (atual Sentinela do Sul), Sr. Narciso Fernandes Barbosa, mediante ato nº 4 (quatro) de 13 de maio de 1924, promulgou o Decreto pelo qual foi criado o 3º distrito de Tapes, e em 1938 foi à sede elevada à categoria de Vila.

 

CERRO DA FORTALEZA

Cerro Grande do Sul, teve como seu primeiro nome COLÔNIA DE RIO GRANDE, mudado posteriormente para FORTALEZA, Devido a freqüentes confusões com a atual cidade de Rio Grande. FORTALEZA, é um cerro localizado nas proximidades da área urbana da cidade, pelo seu lado sul, observa-se a fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza, dai o nome dado ao Município na época.

Aproximadamente 1,5 km da área urbana

 

CERRO GRANDE

O nome Cerro Grande, foi o terceiro nome dado ao Município em referência a um cerro existente no interior, divisa com o Município de Camaquã, cujo o pico situa-se a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do Estado. Hoje mais conhecido como ¨Cerro da Antena¨. Posteriormente, com a emancipação o nome foi trocado para Cerro Grande do Sul, pra distinguir-se do Município de Cerro Grande, desmembrado de Palmeira das Missões.

 

CACHOEIRA

Além de um atrativo natural, as águas que descem da cachoeira servem para o abastecimento que atinge o consumo de quase 100% da população urbana de Cerro Grande do Sul. Anterior a emancipação a água da cachoeira não era tratada, mas abastecia uma grande camada dos moradores da zona urbana. Hoje ela passa por um tratamento, graças a um convênio firmado entre PREFEITURA/CORSAN, e assim, a população ganhou em qualidade de vida, consumindo uma água tratada, limpa, potável, livre de microorganismos e fluoretada.

Estrada Cerro Grande do Sul / Pessegueiros

 

CERRO DOS CORREIAS

O Cerro dos Correias, localiza-se na área rural de Cerro Grande do Sul em Data dos Tavares. É um cerro de grande beleza natural, hoje mais conhecido como "Paredão de Pedra" , face a sua parte frontal dar a impressão de um grande paredão de pedra.
Data dos Tavares / interior de Cerro Grande do Sul

 

MINERADORA

A Pedreira está situada na localidade de Tiririca, dai era exportada pedras para diversos países, mas a maioria da produção era exportada para o Japão. A Mineradora extratora era de propriedade da empresa Granisul. Hoje desativada, face seus diretores terem feitos pedidos em demasia e não ter conseguido honrar com seus compromissos de entrega,e perderam a confiabilidade dos compradores.

Estrada Cerro Grande / Tiririca

 

ARROIO VELHACO

O Município de Cerro Grande do Sul, é drenado exclusivamente pela Bacia Hidrográfica do Arroio Velhaco, cuja nascente situa-se no Município de Barão do Triunfo com cotas superiores a 300 metros. Descendo a Serra do sudeste, a foz ocorre no Município de Arambaré junto a Lagoa dos Patos. O Arroio possui uma extensão de 170 km.

 

IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica Apostólica Romana, está localizada no centro da Cidade, na Av. Cel. Arthur Emilio Jenisch. 
área central urbana

 

IGREJA EVANGÉLICA (IECLB)

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, está localizada na área central de Cerro Grande do Sul, na Av. Theodoro Zenker. Em nosso Município a Igreja Evangélica é a segunda maior em número de fiéis, totalizando 13,86% da população.

Av. Theodoro Zenker - Centro da Cidade

 

CLUBE RECREATIVO CRUZEIRO DO SUL

Rua Afonso Curtinaz Filho - centro de Cerro Grande do Sul

 

CLUBE - SPORT CLUB TIRIRICA

A Sociedade SPORT CLUB TIRIRICA, foi fundada em 15 de junho de 1941.Em 11 de março de 1951 a Sociedade recebeu por doação um terreno do casal Julio e Maria Koslowski, e em 03 de julho de 1985, foi inaugurada a atual sede do SPORT CLUBE TIRIRICA.

Tiririca interior de Cerro Grande do Sul - 12km da sede

 

CTG SENTINELA DA FORTALEZA

Raia do Ipê / interior Cerro Grande do Sul - 2km da sede

 

Como chegar?

Distância Capital (km): 117
Vias de acesso: BR 470, RS 715 - 30km ao norte de Camaquã - BR 470


Nossa Bandeira

Nosso Mapa

Fonte: Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul

Voltar