Oficina de Xadrez

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove formação “Aprendendo a jogar xadrez” aos professores da rede municipal de Ensino neste último sábado, dia 08 de julho. Participaram também da oficina alunos classificados para a primeira etapa do JERGS/2017 que contribuíram com seus conhecimentos prévios e aproveitaram para ampliar aprendizagens com o professor e árbitro que ministrou a oficina, João Leonel Dorneles.

Durante a manhã de sábado os participamtes reuniram-se no auditório da Escola Municipal Fortaleza, onde o coordenador da oficina apresentou a história do surgimento deste esporte bem como regras gerais do jogo, funções e posições das peças. Ressaltou que por ser um jogo de muita concentração que envolve habilidades como paciência e disciplina se fazem necessário utilizar de muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo.

Com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem dos educandos, o jogo passou a ser utilizado em escolas colaborando no avanço da criatividade e da autoestima do jogador.

Pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. Mas como alcançar este resultado? Cabe ao professor ter um cuidado específico neste processo. Não basta simplesmente apresentar o jogo às crianças e deixá-las praticar. É preciso ter cuidado e trabalhar as regras para que este jogo se torne uma atividade prazerosa e capaz de melhorar o desempenho dos alunos.

Este encontro foi promovido com o intuito de incentivá-los a trabalhar o xadrez nas escolas tendo em vista os benefícios.