Pontos Turísticos

CERRO DA FORTALEZA

Cerro Grande do Sul, teve como seu primeiro nome COLÔNIA DE RIO GRANDE, mudado posteriormente para FORTALEZA, Devido a freqüentes confusões com a atual cidade de Rio Grande. FORTALEZA, é um cerro localizado nas proximidades da área urbana da cidade, pelo seu lado sul, observa-se a fachada de pedra vertical dando a impressão de uma fortaleza, dai o nome dado ao Município na época.
Aproximadamente 1,5 km da área urbana

img_municipio8

CERRO GRANDE

O nome Cerro Grande, foi o terceiro nome dado ao Município em referência a um cerro existente no interior, divisa com o Município de Camaquã, cujo o pico situa-se a 550 metros acima do nível do mar, sendo o ponto culminante do Município e também da zona sul do Estado. Hoje mais conhecido como ¨Cerro da Antena¨. Posteriormente, com a emancipação o nome foi trocado para Cerro Grande do Sul, pra distinguir-se do Município de Cerro Grande, desmembrado de Palmeira das Missões.

CACHOEIRA

Além de um atrativo natural, as águas que descem da cachoeira servem para o abastecimento que atinge o consumo de quase 100% da população urbana de Cerro Grande do Sul. Anterior a emancipação a água da cachoeira não era tratada, mas abastecia uma grande camada dos moradores da zona urbana. Hoje ela passa por um tratamento, graças a um convênio firmado entre PREFEITURA/CORSAN, e assim, a população ganhou em qualidade de vida, consumindo uma água tratada, limpa, potável, livre de microorganismos e fluoretada.
Estrada Cerro Grande do Sul / Pessegueiros

CERRO DOS CORREIAS

O Cerro dos Correias, localiza-se na área rural de Cerro Grande do Sul em Data dos Tavares. É um cerro de grande beleza natural, hoje mais conhecido como “Paredão de Pedra” , face a sua parte frontal dar a impressão de um grande paredão de pedra.
Data dos Tavares / interior de Cerro Grande do Sul

MINERADORA

A Pedreira está situada na localidade de Tiririca, dai era exportada pedras para diversos países, mas a maioria da produção era exportada para o Japão. A Mineradora extratora era de propriedade da empresa Granisul. Hoje desativada.

ARROIO VELHACO

O Município de Cerro Grande do Sul, é drenado exclusivamente pela Bacia Hidrográfica do Arroio Velhaco, cuja nascente situa-se no Município de Barão do Triunfo com cotas superiores a 300 metros. Descendo a Serra do sudeste, a foz ocorre no Município de Arambaré junto a Lagoa dos Patos. O Arroio possui uma extensão de 170 km.