IV FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO

Feira Municipal do Livro teve palestras, brincadeiras e shows

Cerro Grande do Sul

A atividade que este ano foi realizada entre terça-feira de noite a durante toda a quarta-feira no Pavilhão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), contou com diversas atividades.

A  Feira Municipal do Livro deste ano trouxe como temática “Etnias que compõem o nosso povo”. Esta temática levou as escolas a desenvolverem diversas atividades sobre temas sorteados que culminou na mostra durante a feira com os materiais confeccionados bem como apresentações de danças típicas de cada etnia.

“A feira teve por objetivo principal estimular o interesse pela literatura, pelas ciências e pelas artes, possibilitando a comunidade acesso gratuito a todas as atividades fortalecendo a cultura local e regional sendo uma grande oportunidade para a descoberta de novos talentos”, destacou a secretária de educação do município Andréa Zenker.

O evento teve início na noite de terça-feira (25), com o pronunciamento das autoridades locais, a presença das belas meninas que formam a corte municipal e destaque para a homenageada da feira, professora Osmilda Laux Bischof. O palestrante da noite foi o Dr. Cristianini Trescastro Bergue formado em Ciências Biológicas pela UFRGS, que falou ao público sobre a importância de escrever, onde todo mundo é potencialmente uma fonte de dados.

Na ocasião teve a apresentação do Coral Harmonia com 16 integrantes, a apresentação da Invernada da escola Mem de Sá, do Grupo de Invernada CTG Sentinela da Fortaleza e também do Grupo da Melhor Idade do município de Cerro Grande do Sul

Na quarta-feira as atividades tiveram início as 9hs com apresentações de danças italianas pelos alunos da Escola Fortaleza. Subiu ao palco também o cacique Karai Tataedy da aldeia Flor da Cerra da localidade de Bonito, esta participação foi o resultado da pesquisa dos alunos da escola municipal José de Alencar sobre a etnia indígena.

O Dr. Cristianini Trescastro Bergue mediou a atividade “Histórias Vivas de Cerro Grande do Sul” com convidadas moradoras do município que relataram um pouco da história local. A dança espanhola foi apresentada pelo grupo do CEEAZ e a escola Santa Inês apresentou a dança Polonese. A cultura portuguesa foi apresentada pela escola Manoela Alves Pacheco.

A tarde as apresentações tiveram início com a escola Maria de Jesus Schumacher com a dança Tiruliruliru. A escola Fortaleza apresentou a dança italiana.Alunos da escola Padre Réus apresentaram a dança típica Espanhola o Pasodoble.

De Camaquã teve a apresentação especial da escola XV de Novembro com a apresentação de danças típicas alemãs.

A noite de encerramento foi com apresentação do IV Show de Talentos em Espanhol desenvolvido pela E.E.E.M. Mem de Sá cuja atividades se deram nas categorias dança e canto abrilhantando ainda mais a Feira do Livro.

Foram 4 horas de show com pequenas pausas para troca de elementos cênicos que fizeram o público aplaudir incansavelmente cada grupo.

Balões, confetes, rosa vermelha, lenços, carro de som, cadeiras entre tantas outras surpresas fizeram desta 4ª edição um espetáculo com público cativo pois estavam presente um corpo de jurados com profissionais de diferentes cidades, também famílias inteiras e curiosos que vieram conferir o show protagonizado por alunos de escola pública capazes de fazer de um trabalho de sala de aula, uma forma de entretenimento para pessoas de diferentes idades e cidades.

No evento esteve presente a coordenadora regional de educação da 12ª CRE Débora Luz da Rocha que teceu elogios a todos os envolvidos na feira do livro desde a organização até os instantes finais com o show de talentos em espanhol. Parabenizou os idealizadores bem como toda a comunidade que se fizeram presentes para prestigiar o evento.

O jurado Adenilson que falou pelo corpo de jurados, destacou que este ano os grupos procuraram aperfeiçoar mais os detalhes e o júri avaliou os grupos como alunos e não como profissionais de dança ou música, a escola e todos estão de parabéns tanto pela organização do evento quanto pela forma como conduziram o espetáculo.

E assim finalizou-se as atividades da IV Feira Municipal do Livro

A Equipe da SMEC vem em através deste carinhosamente agradecer a participação de todos os envolvidos na Feira Municipal do Livro edição 2016. Sabemos que o sucesso de um evento somente é possível quando encontramos parceria, dedicação e comprometimento em prol de um mesmo objetivo. E isto ficou evidenciado nesta feira, pois o engajamento e responsabilidade demonstrados, a qualidade das apresentações de palco, os brilhantes trabalhos de pesquisa e construção expostos do Projeto Etnias, a colaboração dos artesões valorizando nossa feira e o amor e empenho que refletia a cada etapa do cronograma de atividades bem sucedidas, nos deixa orgulhosos em dizer que esta feira foi um sucesso, foi uma FEIRA VIVA onde todos foram protagonistas.

Somos orgulhosos também em agradecer a apreciação da comunidade neste evento pois muito  nos importa ofertar momentos de cultura e lazer aos municípios sul-cerrograndenses.

O mais bonito do trabalho em equipe é poder ver o seu melhor se transformar em excelência com a força de todos integrantes.