Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores

chamada-274-300x250e

Em agosto, foram retomadas as atividades de formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) no município. O Programa visa alcançar melhores resultados na alfabetização tem como principal estratégia a formação continuada dos professores que atuam nos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

Em 2013, foram trabalhadas temáticas relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, em 2014 foi abordada a Matemática e neste terceiro ano a proposta é o estudo da interdisciplinaridade, a integração das diversas disciplinas, buscando aproximar o aprendizado de sala de aula das necessidades que o aluno tem no seu dia a dia. O governo Federal através do Ministério da Educação disponibiliza o material para a formação, sendo que este consiste em cadernos contendo textos teóricos e exemplos de práticas pedagógicas, e é a leitura que norteia os momentos de estudo dos professores, que a partir de então levam os conhecimentos aprendidos para auxiliar no trabalho com as crianças e têm também a oportunidade de compartilhar nos encontros do PNAIC sua prática pedagógica.

Este trabalho é Coordenado na rede municipal pela Professora Marciléia Teixeira Borges e tem como Orientadora de Estudos, a professora Roviane Dias da Silva responsável pela organização dos encontros, que acontecem semanalmente, no turno da noite, na Escola  Municipal Fortaleza, até o mês de dezembro.

Este programa traz aos professores a oportunidade de continuar sempre estudando, e buscando maneiras de lidar com os inúmeros desafios encontrados no período de alfabetização. O que for aprendido no período de formação não será útil somente no momento atual, é um aprendizado que fará parte da formação do professor.

A alfabetização é um período extremamente importante da escolarização e merece uma atenção especial por parte de todos os envolvidos. O desenvolvimento deste programa é apenas mais uma ação que contribuirá para o sucesso deste processo, outra estratégia importante é a parceria da família com a escola, as crianças precisam de toda a ajuda disponível neste momento.