COMUNIDADES QUILOMBOLAS RECEBERAM CERTIFICAÇÃO OFICIAL

Em evento que contou com palestra e almoço de confraternização, organizado pela secretaria Municipal de Assistência Social, no clube Cruzeiro do Sul, na quinta feira, 23 de novembro de 2017, as comunidades de Vila Joaquina e Vila Ventura receberam o Certificado de Quilombolas, emitido pelo Ministério da Cultura. O documento garante o reconhecimento formal dos seus territórios como remanescentes de quilombos, é ainda um instrumento que permite a inclusão das famílias nas políticas públicas específicas para estes povos.

O processo para alcançar a certificação iniciou em 2013 numa iniciativa em parceria entre as secretarias municipais do planejamento e da Assistência Social, com o apoio da secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e EMATER.

SEMENTES CRIOULAS

Foi efetuada uma entrega simbólica de sementes crioulas a integrantes das comunidades, para que produzam alimentos de qualidade.

As sementes crioulas são variedades desenvolvidas por agricultores familiares, assentados da reforma agraria, quilombolas ou indígenas. A preservação destas espécies em bancos de informações são uma vantagem para melhorar o plantio e ampliar a produtividade.

Palestra abordou a consciência negra

O evento contou com a palestra da psicóloga e especialista em saúde da família, Solange de Oliveira, que a convite da Secretaria de Assistência Social abordou assuntos relativos a consciência negra de uma forma bastante divertida e com muita interatividade com o público